Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Laura" se apresentará em Mostra Teatral Zacarias

Por Bruna Fontes



A Companhia Teatral Dona Maria do Fulô já está com as malas prontas para a sua próxima atividade: a Mostra Teatral Zacarias, festival de artes cênicas que movimentará a cena artística de Sete Lagoas entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro em diversos pontos da cidade.




Segundo o "Portal Sete", além da capacitação de artistas e estudiosos das artes cênicas, a Mostra de Teatro Zacarias busca proporcionar à população o acesso a espetáculos de bom nível técnico, fomentar a discussão e o debate sobre uma “política cultural”, ativa e fortalecida para o nível de desenvolvimento de Sete Lagoas, promover intercâmbios entre grupos e atores de outras cidades, capacitar atores e grupos teatrais de Sete Lagoas através das oficinas e palestras além de colaborar de maneira ativa para a criação e fortalecimento de um público, com interesse pelo teatro, incentivando-o a investir em formação artística a fim de tornar-se consumidor dessa arte em tempo integral.

O espetáculo "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade" fará parte da Mostra e  se apresentará no dia 01 de dezembro, às 19h, no Anfiteatro do CAIC - Prof. Galvão, com ingressos a R$3. 

Confira a programação completa aqui


Biografia


Zacarias, nome artístico de Mauro Faccio Gonçalves, nasceu em 18 de janeiro de 1934, em uma família humilde com onze irmãos. Nascido em Sete Lagoas, cidade do interior de Minas Gerais. Antes de se tornar famoso, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de caféonde seu pai já trabalhava.


Estudou no Colégio Diocesano Dom Silvério de Sete Lagoas. Começou a carreira no rádio em 1955, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, num programa humorístico chamado Em Babozal Era Assim. No ano seguinte, formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Sete Lagoas. Através do humor, logo tornou-se conhecido pela habilidade de trocar de vozes, criando vários tipos completamente diferentes, e de imitar animais com rara perfeição.

Mudou-se para Belo Horizonte em 1957, onde tentou estudar Arquitetura, trabalhando ao mesmo tempo como bancário. Porém, dificuldades financeiras o impediram de iniciar o curso. Na capital mineira, Mauro trabalhou na Rádio Inconfidência, fazendo três programas, sendo que o que mais o marcou como comediante foi Arte Final. Logo veio o reconhecimento: foi considerado o melhor comediante do rádio de 1960 a 1963. Ainda em Belo Horizonte, fez sua estreia na televisão, na TV Itacolomi, no programa Tribunal de Calouros.

Em 1963, recebeu uma proposta para trabalhar na TV Excelsior do Rio de Janeiro, a convite de Wilton Franco. Apesar da timidez - que inicialmente o impedia de trabalhar na televisão - Mauro estreou em um programa de calouros, onde criou cinco personagens, incluindo o Garçom Moranguinho, fazendo grande sucesso inspirado num garçom da terra natal dele. Mais tarde, foi para a Rede Record, para fazer parte do elenco de A Praça da Alegria e Os Insociáveis. Sua participação no programa fez com que Renato Aragão o convidasse para ser efetivado no grupo de "Os Trapalhões". Mauro foi o último a integrar o grupo, do qual já faziam parte Didi, Dedé e Mussum, completando assim a formação do quarteto em 1976.

Além do personagem Zacarias, Mauro Gonçalves também era a voz que interagia com o personagem Aparício, interpretado por Renato Aragão, e fez um filme com Roberto Machado, intitulado Deu A Louca Nas Mulheres. Em 1970, foi premiado pela sua interpretação na peça "A Dama do Camarote". Permaneceu no grupo de "Os Trapalhões" até 1990, ano em que faleceu. Seu último filme foi Uma Escola Atrapalhada.



Sinopse de "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade":



A história gira em torno de Tenório, um homem simples e trabalhador, mas que não tivera a sorte do casamento. Tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado, resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela e então só mais tarde a mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que esta porca era por demais tinhosa e temperamental, queria ocupar na vida de seu dono o lugar que seria por direito de uma esposa. Mas diz que Tenório resolveu assim um desejo seu... Vinha caminhando devagar quando viu pela primeira vez, resolvendo-se entre as bananeiras, Laura, uma lavadeira sem o menor traço de personalidade ou vaidade. Assim nasceu em Tenório um desejo danado por ela, desde que a viu acocorada, fazendo suas necessidades. A partir deste dia Tenório se fixou no firme propósito de conseguir Laura, nem que para isso ele tenha que enfrentar o marido de Laura ou abrir mão da porca. Porque desejo é coisa que ocorre sem explicação. Nasce pronto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aprovado pelo público, Cabareta está de volta neste domingo!

Por Bruna Fontes

Foto tirada por Jéssika de Souza

Está de volta o espetáculo “Cabareta, a comédia!”, montagem realizada pela Cia. Teatral Dona Maria Fulô em parceria com o Atelier de Artes Integradas. O sucesso de público e crítica, coroou o elenco com grande alegria em sua estreia, que volta a apresentá-la no próximo domingo, dia 02, às 19h e 21h, na Casa de Cultura Maestro Dungas. 



A peça que foi aplaudida de pé em vários momentos durante a sua execução, é recheada de assuntos atuais e humor irônico, o que agradou muito aos que foram prestigiar, no dia 21 de outubro. Com texto de Roberto Moreno e direção de Carlos Renatto; "Cabareta" busca retratar as paixões, os sonhos e os ofícios de uma companhia de teatro, traduzidos em um espetáculo que desvenda – da forma mais descontraída e inusitada – o universo teatral em sua essência. 


Foto tirada por Jéssika de Souza


O itabiritense Ewerton Paranhos, 22, estudante, que sempre acompanhou as peças teatrais da cidade, aprovou o novo espetáculo: "no ano passado fui convidado para assistir ao espetáculo 'As mãos entrelaçadas' e me interessei pelo trabalho desenvolvido pelo Maria Fulô. Desde então não perco nenhuma peça! 'Cabareta' não foi diferente. É uma peça atual, alegre,divertida e que prende o espectador do início ao fim. E o melhor, produzida por artistas da região. Eu recomendo e vou de novo!", conta o jovem, entusiasmado.


O público também se manifestou por meio de fotos tiradas por eles e postadas na rede social da Cia.:




"Registro de uma grande nova fã. ♥!" (Cacá Zech)


Foto tirada durante o espetáculo, por Cacá Zech


A família do nosso elenco também aproveitou para tirar várias fotos da plateia:

Confira todas as fotos aqui



Elenco: 
Bárbara Serra
Bruna Sudário
Carlos Renato
Davi Ávebra
Dayane Nascimento
Flaviana Lasan
Larissa Baêta
Patrícia Coelho
Pedro Vilaça
Participação Especial:
Isabela Dilly
Saulo Rodrigues
Técnica:
Bruna Fontes
Rosi Silveira
Gabriela Matos
Figurino:
Larissa Baêta
Maquiagem:
Davi Ávebra
Assessoria de Imprensa:
Bruna Fontes