Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Preparativos para a segunda Mostra Teatral Conexões Cênicas estão a todo vapor

Bruna Fontes



Depois do sucesso da Noite de Contos – evento com música ao vivo e degustação, realizado em comemoração aos seis anos da Cia. Teatral Dona Maria Fulô – o grupo se prepara para a segunda edição da Mostra Teatral Conexões Cênicas. 

Com o objetivo de abarcar uma maior diversidade cultural e de incentivar e integrar artistas e público da região, a segunda Mostra Teatral Conexões Cênicas ocorre entre os dias 25, 26 e 27 de abril, em Itabirito, e traz muitas novidades em sua programação. Na última edição, em 2013, participaram da Mostra sete espetáculos intercalados em três dias de evento. Neste ano, o diferencial fica por conta das apresentações, que serão dez, incluindo o distrito de São Gonçalo do Bação. Outra novidade é a atração internacional trazida da Argentina, especialmente para a Mostra Teatral Conexões Cênicas. O monólogo “Mapa do meu mundo”, da atriz Rosi Jacomelli, encerrará, na noite de domingo, a segunda edição do evento. 


Atrações da região também são esperadas, já que uma das premissas fundamentais da Mostra é incentivar a arte local. Trupe Curativo, Cordel dos alunos do Teatro Universitário da UFMG e Cia. Yepocá de Teatro integram o time belorizontino a fazer parte da programação. De Ouro Preto, trazemos novamente a Cia. Estandarte e de Santa Luzia, a Cia. Solares. E claro, não podem faltar atrações daqui de casa, de Itabirito. Na sexta-feira o Fulô estreia o seu novo espetáculo e no domingo, apresentam-se a Cia. de Teatro do São Gonçalo do Bação e o Atelier de Artes integradas. 


A programação completa você confere em breve!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fulô comemora 6º aniversário com "Noite de Contos"

Contar histórias é uma arte – e uma arte rara – pois sua matéria-prima está ligada ao imaterial, onde o contador tece fios invisíveis de uma teia chamada “contar”. E é sob esta perspectiva que a Cia. Teatral Dona Maria Fulô apresenta, em comemoração ao seu sexto aniversário, a “Noite de Contos”, no dia 25 de janeiro, no Casarão (ao lado da Escola Raul Soares), às 20h. Com degustação e música ao vivo, os ingressos são limitados e podem ser adquiridos com os membros da Cia., ao custo simbólico de R$8,00.

O espetáculo itinerante contará com a apresentação de oito contos, sempre atrelados a outros estímulos sensoriais, como o paladar e a audição. Esta experiência única aguça os sentidos de uma forma singular, sem deixar de lado a essência “Fulô” de ser. Ao contar histórias, de forma tão intensa, mas ao mesmo tempo, muito minimalista, constrói-se uma ligação indizível entre o contador e espectador, tornando a premissa de nossa proposta a aproximação. 

Além disso, a parceria entre a contação de histórias e as técnicas teatrais é de suma importância para o resgate da oralidade e do vínculo positivo entre narrador e ouvinte, fazendo desta técnica uma forma ímpar de comunicação. Ler o conto não significa apenas decodificar ou decifrar o código escrito, mas sim interpretar, narrar, vivenciar, estabelecendo um vínculo afetivo com o seu ouvinte tornando a história significativa para que seja possível preencher lacunas que possam surgir. 

Afinal de contas, o importante na vida é ter histórias para contar!