Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Turnê São Francisco termina neste final de semana

Por Bruna Fontes




Casa Grande, Morro da Garça e Monjolos,  são os três últimos destinos da Cia. Teatral Dona Maria Fulô, nos dias 1, 2 e 3, respectivamente, pela a Turnê São Francisco. "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade" percorreu cada cantinho das oito menores cidades banhadas pela Bacia do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais. 




Sempre acompanhada da Roda de Histórias com o tema “Oralidade, Leitura e Transcriação Literária para o Teatro", as apresentações - que aconteceram em pracinhas, adros de igrejas e largos - trouxeram à Cia. infinita satisfação e bagagem cultural. 
 


O projeto, iniciado há meses atrás, foi contemplado pelo Edital Microprojetos da Bacia do São Francisco, e teve por objetivo incentivar artistas, produtores, grupos, projetos e expressões artísticas e culturais. O programa contou com o apoio do Governo FederalMinistério da Cultura e Funarte. A iniciativa abrangeu 504 municípios brasileiros integrantes da Bacia do Rio São Francisco, distribuídos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. 


“Microprojetos da Bacia do São Francisco” é uma continuidade de projetos realizados anteriormente pelo “Mais Cultura”, na região do Semiárido, e pelo  “Amazônia Legal”. Os Circuitos participantes foram respectivamente: Nascentes de Minas, Villas e Fazendas, Caminhos do Indaiá, Mar de Minas, Serra do Cabral e Cachoeira de Minas; e Serra da Canastra. 







terça-feira, 29 de janeiro de 2013

5º Aniversário do Fulô: Sucesso total!

Agradecemos a todos vocês que compartilharam com a gente este momento. Tantas eram as expectativas, os medos, as frustrações. Mas maior que isso, era a nossa vontade de fazer algo especial para você, que nos acompanhou em todos os momentos. Deixamos aqui, o nosso mais sincero agradecimento!
E que venham muito mais aniversários! 


Amigos, familiares, ex-integrantes e homenageados lotaram a Casa de Cultura Maestro Dungas


Hora do "parabéns"


Coffee Break

Felicidade entre o grupo

Acesse a cobertura completa do aniversário aqui


"Laura" em Casa Grande

  Por Bruna Fontes

Realizando mais uma apresentação pela Turnê São Francisco - que é apoiada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte -, a Cia. Teatral Dona Maria Fulô, apresenta-se neste domingo, dia 3, em Casa Grande, no interior mineiro. 

Às 17h, "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade" irá se apresentar na Praça da Matriz, mas antes acontecerá, como de costume, a Roda de Histórias “Oralidade, Leitura e Transcriação Literária para o Teatro”, às 14h.

O projeto, que visa incentivar artistas, produtores, grupos e expressões artísticas e culturais, foi contemplado pelo edital Microprojetos da Bacia do São Francisco. 


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Parabéns para o Fulô!

Hoje, a Cia. Teatral Dona Maria Fulô completa 5 anos de existência. Em sua bagagem, além de inúmeras apresentações teatrais, esquetes, intervenções, trabalho em equipe, viagens, festivais e premiações, o Fulô carrega consigo o significado da amizade verdadeira que perdura desde o seu fundamento.


Josimar, Saulo, Isabela e Patrícia divulgam o evento

Em nosso trabalho, nota-se o amor pelo ofício, a naturalidade e espontaneidade com que nossos atores representam a vida. Cada sorriso, cada lágrima, cada lembrança ou boa história para contar marcaram desde sempre esta família que viemos a ser. Somos irmãos de coração! Desta união surgiram ensinamentos que nós, fulozinhos, levaremos para o resto de nossas vidas. O teatro nos faz feliz. Ser louco de vez em quando é necessário!
E nada mais justo que uma comemoração fidedigna à tantas provações nas quais fomos submetidos: Hoje, 23 de janeiro, convidamos você amigo, que acompanhou a nossa jornada, a juntar-se a gente e desejar vida longa ao Cia. Contando com apresentações de grupos convidados, a comemoração receberá a Cia. 2x2 de Ouro Preto, com a esquete "Romeu e Julieta" e o Grupo de Teatro Yepocá, da capital mineira, com a peça "Sem Fonia Musical". A programação ainda será composta por uma solenidade e coffee breake. A cerimônia acontecerá na Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito, às 19h30min. 

Festejando desde o início da semana, integrantes do Cia. promoveram intervenções na cidade de Itabirito

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

5º Aniversário do Fulô

Fique por dentro da programação completa em comemoração ao 5º Aniversário da Cia. Teatral Dona Maria Fulô:


A Cia. preparou uma programação especial, afim de festejar mais um ano de existência do Fulô. Cercado de pessoas queridas e amigos, a festa promete, além de muita alegria, proporcionar aos convidados excelentes apresentações teatrais. Os grupos convidados são:


"SEM FONIA MUSICAL" 


(Grupo Yepocá - Belo Horizonte):




SINOPSE: 


Uma paspalhada sensacional, com trilha sonora muito original!

Imagine a confusão que um Palhaço apronta!!!
Imagine então a confusão que três palhaços músicos podem aprontar...
Imagine, ainda por cima, esses três paspalhos tentando tocar juntos!
O que acontece então?
Muita confusão e diversão até eles executarem uma notinha musical que seja!
Quando conseguem, tocam uma música e mais outra e outra e outra e outra...




Ainda na programação do 5º Aniversário do Dona Maria Fulô...



"ROMEU E JULIETA" 

(Cia. Teatral 2x2 - Ouro Preto) 



SINOPSE:

O clássico de Shakespeare é composto de muito amor devoto, porém, nesta nova roupagem criada pela Cia. Teatral 2x2, de Ouro Preto, ganha referências poéticas da atualidade a partir da Nova Reforma Ortográfica, transformando um amor que atravessou séculos em uma história menos trágica, no entanto, muito mais lírica.


Não se esqueça: Quarta-feira (23), às 19h30min, na Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito!


Contamos com a presença de vocês!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Parabéns para o Fulô!

A semana começa agitada para os fulozinhos! Com a aproximação do 5º aniversário da Companhia, os preparativos para a comemoração da data estão à todo vapor!


Acompanhe um pouquinho da nossa história:

Criada em janeiro de 2008, a partir de um workshop sobre teatro de rua promovido pelo Atelier de Artes Integradas e ministrado pelo diretor teatral Carlos Renatto, os participantes apresentaram à cidade de Itabirito seu primeiro trabalho: a montagem da peça “Aquele que diz sim, aquele que diz não”. A obra de Bertold Brecht impulsionou a criação do grupo, que hoje conta com 14 componentes e é focada em               montagens de teatro de rua. 




"A porta sem cômodos dentro"
A companhia já dividiu o palco com a Quase.., uma Cia. de Teatro, criou esquetes para a entrega dos certificados da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e para a inauguração do projeto Museu Aberto de Itabirito. 



"Linda, a princesa enfeitiçada"
Apresentaram-se, ainda, no Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação. Em 2009, estrearam o espetáculo de rua “A porta sem cômodos dentro”, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito, e a peça infantil “Linda, a princesa enfeitiçada”, que concorreu no ano de 2010 ao Festival Nacional de Teatro de Guaçuí e obteve indicação para melhor ator e a segunda melhor colocação no júri popular.

Em julho de 2010, apresentaram a comédia "Laura, a incrível história da porca que tinha ataques de vontade", que percorreu diversos bairros da cidade natal e cidades do estado mineiro. 


"Laura, e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade", 1ª versão

Em 2012, o espetáculo ganhou uma segunda versão, com apenas quatro atores. 
"Laura, e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade", 2ª versão


Atualmente, a peça "Cabareta, a comédia", em parceria com o Atelier de Artes Integradas, caiu nas graças do público e foi sucesso de bilheteria.


"Cabareta, a comédia!"


O Fulô também participou de inúmeras campanhas publicitárias, esquetes teatrais e eventos na região. Confira alguns:


     



Durante a semana, você irá conhecer a programação que preparamos especialmente para você!






quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

São Gonçalo do Rio das Pedras e Araçaí: Pé na estrada com o Fulô!



Por Bruna Fontes

Em continuação à Turnê São Francisco, a Cia. Dona Maria Fulô, de Itabirito, a 55 km da capital Belo Horizonte, viaja hoje, 17 de janeiro, para mais uma apresentação, em São Gonçalo do Rio das Pedras. Mais que o cumprimento da turnê, a encenação terá um gostinho especial: estará participando do Festival de Férias local. 



Com o espetáculo “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade”, também se apresentarão, no dia 19, em Araçaí. Juntamente com as encenações teatrais, as cidades receberão a Roda de Histórias “Oralidade, Leitura e Transcriação Literária para o Teatro”.

O projeto Turnê São Francisco que visa incentivar artistas, produtores, grupos e expressões artísticas e culturais, foi contemplado pelo edital Microprojetos da Bacia do São Francisco e apoiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte.

Sinopse de "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade":

A história gira em torno de Tenório, um homem simples e trabalhador, mas que não tivera a sorte do casamento. Tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado, resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela e então só mais tarde a mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que esta porca era por demais tinhosa e temperamental, queria ocupar na vida de seu dono o lugar que seria por direito de uma esposa. Mas diz que Tenório resolveu assim um desejo seu... Vinha caminhando devagar quando viu pela primeira vez, resolvendo-se entre as bananeiras, Laura, uma lavadeira sem o menor traço de personalidade ou vaidade. Assim nasceu em Tenório um desejo danado por ela, desde que a viu acocorada, fazendo suas necessidades. A partir deste dia Tenório se fixou no firme propósito de conseguir Laura, nem que para isso ele tenha que enfrentar o marido de Laura ou abrir mão da porca. Porque desejo é coisa que ocorre sem explicação. Nasce pronto.

Ficha Técnica:
Elenco:

Bruna Sudário

Davi Ávebra
Hudson Muniz
Isabela Dilly


Direção:
Carlos Renatto


Assessoria de Imprensa:
Bruna Fonte