Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Laura" se apresentará em Mostra Teatral Zacarias

Por Bruna Fontes



A Companhia Teatral Dona Maria do Fulô já está com as malas prontas para a sua próxima atividade: a Mostra Teatral Zacarias, festival de artes cênicas que movimentará a cena artística de Sete Lagoas entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro em diversos pontos da cidade.




Segundo o "Portal Sete", além da capacitação de artistas e estudiosos das artes cênicas, a Mostra de Teatro Zacarias busca proporcionar à população o acesso a espetáculos de bom nível técnico, fomentar a discussão e o debate sobre uma “política cultural”, ativa e fortalecida para o nível de desenvolvimento de Sete Lagoas, promover intercâmbios entre grupos e atores de outras cidades, capacitar atores e grupos teatrais de Sete Lagoas através das oficinas e palestras além de colaborar de maneira ativa para a criação e fortalecimento de um público, com interesse pelo teatro, incentivando-o a investir em formação artística a fim de tornar-se consumidor dessa arte em tempo integral.

O espetáculo "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade" fará parte da Mostra e  se apresentará no dia 01 de dezembro, às 19h, no Anfiteatro do CAIC - Prof. Galvão, com ingressos a R$3. 

Confira a programação completa aqui


Biografia


Zacarias, nome artístico de Mauro Faccio Gonçalves, nasceu em 18 de janeiro de 1934, em uma família humilde com onze irmãos. Nascido em Sete Lagoas, cidade do interior de Minas Gerais. Antes de se tornar famoso, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de caféonde seu pai já trabalhava.


Estudou no Colégio Diocesano Dom Silvério de Sete Lagoas. Começou a carreira no rádio em 1955, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, num programa humorístico chamado Em Babozal Era Assim. No ano seguinte, formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Sete Lagoas. Através do humor, logo tornou-se conhecido pela habilidade de trocar de vozes, criando vários tipos completamente diferentes, e de imitar animais com rara perfeição.

Mudou-se para Belo Horizonte em 1957, onde tentou estudar Arquitetura, trabalhando ao mesmo tempo como bancário. Porém, dificuldades financeiras o impediram de iniciar o curso. Na capital mineira, Mauro trabalhou na Rádio Inconfidência, fazendo três programas, sendo que o que mais o marcou como comediante foi Arte Final. Logo veio o reconhecimento: foi considerado o melhor comediante do rádio de 1960 a 1963. Ainda em Belo Horizonte, fez sua estreia na televisão, na TV Itacolomi, no programa Tribunal de Calouros.

Em 1963, recebeu uma proposta para trabalhar na TV Excelsior do Rio de Janeiro, a convite de Wilton Franco. Apesar da timidez - que inicialmente o impedia de trabalhar na televisão - Mauro estreou em um programa de calouros, onde criou cinco personagens, incluindo o Garçom Moranguinho, fazendo grande sucesso inspirado num garçom da terra natal dele. Mais tarde, foi para a Rede Record, para fazer parte do elenco de A Praça da Alegria e Os Insociáveis. Sua participação no programa fez com que Renato Aragão o convidasse para ser efetivado no grupo de "Os Trapalhões". Mauro foi o último a integrar o grupo, do qual já faziam parte Didi, Dedé e Mussum, completando assim a formação do quarteto em 1976.

Além do personagem Zacarias, Mauro Gonçalves também era a voz que interagia com o personagem Aparício, interpretado por Renato Aragão, e fez um filme com Roberto Machado, intitulado Deu A Louca Nas Mulheres. Em 1970, foi premiado pela sua interpretação na peça "A Dama do Camarote". Permaneceu no grupo de "Os Trapalhões" até 1990, ano em que faleceu. Seu último filme foi Uma Escola Atrapalhada.



Sinopse de "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade":



A história gira em torno de Tenório, um homem simples e trabalhador, mas que não tivera a sorte do casamento. Tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado, resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela e então só mais tarde a mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que esta porca era por demais tinhosa e temperamental, queria ocupar na vida de seu dono o lugar que seria por direito de uma esposa. Mas diz que Tenório resolveu assim um desejo seu... Vinha caminhando devagar quando viu pela primeira vez, resolvendo-se entre as bananeiras, Laura, uma lavadeira sem o menor traço de personalidade ou vaidade. Assim nasceu em Tenório um desejo danado por ela, desde que a viu acocorada, fazendo suas necessidades. A partir deste dia Tenório se fixou no firme propósito de conseguir Laura, nem que para isso ele tenha que enfrentar o marido de Laura ou abrir mão da porca. Porque desejo é coisa que ocorre sem explicação. Nasce pronto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aprovado pelo público, Cabareta está de volta neste domingo!

Por Bruna Fontes

Foto tirada por Jéssika de Souza

Está de volta o espetáculo “Cabareta, a comédia!”, montagem realizada pela Cia. Teatral Dona Maria Fulô em parceria com o Atelier de Artes Integradas. O sucesso de público e crítica, coroou o elenco com grande alegria em sua estreia, que volta a apresentá-la no próximo domingo, dia 02, às 19h e 21h, na Casa de Cultura Maestro Dungas. 



A peça que foi aplaudida de pé em vários momentos durante a sua execução, é recheada de assuntos atuais e humor irônico, o que agradou muito aos que foram prestigiar, no dia 21 de outubro. Com texto de Roberto Moreno e direção de Carlos Renatto; "Cabareta" busca retratar as paixões, os sonhos e os ofícios de uma companhia de teatro, traduzidos em um espetáculo que desvenda – da forma mais descontraída e inusitada – o universo teatral em sua essência. 


Foto tirada por Jéssika de Souza


O itabiritense Ewerton Paranhos, 22, estudante, que sempre acompanhou as peças teatrais da cidade, aprovou o novo espetáculo: "no ano passado fui convidado para assistir ao espetáculo 'As mãos entrelaçadas' e me interessei pelo trabalho desenvolvido pelo Maria Fulô. Desde então não perco nenhuma peça! 'Cabareta' não foi diferente. É uma peça atual, alegre,divertida e que prende o espectador do início ao fim. E o melhor, produzida por artistas da região. Eu recomendo e vou de novo!", conta o jovem, entusiasmado.


O público também se manifestou por meio de fotos tiradas por eles e postadas na rede social da Cia.:




"Registro de uma grande nova fã. ♥!" (Cacá Zech)


Foto tirada durante o espetáculo, por Cacá Zech


A família do nosso elenco também aproveitou para tirar várias fotos da plateia:

Confira todas as fotos aqui



Elenco: 
Bárbara Serra
Bruna Sudário
Carlos Renato
Davi Ávebra
Dayane Nascimento
Flaviana Lasan
Larissa Baêta
Patrícia Coelho
Pedro Vilaça
Participação Especial:
Isabela Dilly
Saulo Rodrigues
Técnica:
Bruna Fontes
Rosi Silveira
Gabriela Matos
Figurino:
Larissa Baêta
Maquiagem:
Davi Ávebra
Assessoria de Imprensa:
Bruna Fontes

sábado, 27 de outubro de 2012

Rumo às oito menores cidades de Minas Gerais: começa a Turnê São Francisco!


Por Bruna Fontes


Igreja Matriz da cidade de Doresópolis
A Cia. Dona Maria Fulô já está preparada para embarcar em mais um novo projeto: começa amanhã as apresentações do espetáculo “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade” pela Turnê São Francisco, partindo da cidade mineira de Doresópolis.

Com aproximadamente 1440 habitantes, a cidade ao oeste do estado de Minas, receberá neste domingo, 28, os integrantes da Cia., juntamente com a Roda de Histórias “Oralidade, Leitura e Transcriação Literária para o Teatro”.

O projeto, que visa incentivar artistas, produtores, grupos e expressões artísticas e culturais, foi contemplado pelo edital Microprojetos da Bacia do São Francisco e apoiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte.


Localização de Doresópolis no estado de Minas Gerais

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fulô Indica: "Até que o teto desabe"

Por Bruna Fontes

O Festival Estudantil de Teatro - FETO, em sua atual edição, conta com a participação de integrantes da Cia. Teatral Dona Maria Fulô, compondo a grade da programação dos espetáculos. 
Partindo da criação do diretor Carlos Renatto, os atores Hudson Muniz e Max Hebert (Cia. Teatro Pra Viajar) atuam em "Até que o teto desabe", surpreendente história de um ladrão e um adolescente, que por obra do destino se encontram em uma situação inusitada – um assalto ao banco.

A apresentação acontece nesta quinta-feira, dia 18, as 20h, em Belo Horizonte, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613 - Horto).


"Até que o teto desabe"

Sinopse: Enquanto assalta um banco, UM, adolescente imaturo, é surpreendido por OUTRO, um pobre ladrão. O alarme soa, as portas se fecham – estão presos no cofre. Enquanto tecem as razões que os levaram ao banco, descobrem que o que mais importava não era o dinheiro, mas sim o que aquele encontro poderia desencadear no resto de suas vidas.
adulto | classificação: 12 anos | duração aprox.: 45 min
Ficha técnica: 
Direção: coletiva 
Texto: Carlos Renatto
Elenco: Hudson Muniz e Max Hebert 
Sonoplastia: Natan Santos
Equipe técnica: Pedro Vilaça
Iluminação: Istéfani Pontes
Foto: Alex Dias 



Saiba mais sobre o FETO



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Cabareta": Nova montagem estreia neste domingo, 21 de outubro

Por Bruna Fontes

Em parceria com o Atelier de Artes Integradas, a Cia. Teatral Dona Maria Fulô apresenta, no próximo domingo, dia 21, o espetáculo “Cabareta”, às 20h30min, na Casa de Cultura Maestro Dungas. Os ingressos podem ser adquiridos no local da apresentação ou antecipadamente, com a produção, ao custo de R$10 (meia-entrada R$5)


O texto de Roberto Moreno e direção de Carlos Renatto; busca retratar as paixões, os sonhos e os ofícios de uma companhia de teatro, traduzidos em um espetáculo que desvenda – da forma mais descontraída e inusitada – o universo teatral em sua essência. 


Venha mergulhar na vida artística, de uma forma surpreendente e singular!



Elenco:
Bárbara Serra
Bruna Sudário
Carlos Renato
Davi Ávebra
Dayane Nascimento
Flaviana Lasan
Larissa Baêta
Patrícia Coelho
Pedro Vilaça

Participação Especial:
Isabela Dilly
Saulo Rodrigues

Direção:
Carlos Renatto

Técnica:
Bruna Fontes

Rosi Silveira
Gabriela Matos

Figurino:
Larissa Baêta

Maquiagem:
Davi Ávebra

Assessoria de Imprensa:
Bruna Fontes

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

"Laura" se apresenta no Teatro Universitário

Por Bruna Fontes


A Cia. Teatral Dona Maria Fulô participará na segunda-feria, dia 22 de outubro, das comemorações do aniversário de 60 anos do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (T.U./UFMG).

Com entrada gratuita, o espetáculo “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade” será apresentado às 17h, na portaria principal da Escola de Belas Artes da UFMG.

Alguns integrantes da Cia. também participarão da programação comemorativa com a peça"Até que o teto desabe". Com texto de Carlos Renatto, produção técnica de Pedro Vilaça,  e encenação de Hudson Muniz, a apresentação acontecerá na segunda-feira, dia 15 de outubro, na Sala Otávio Cardoso - T.U./UFMG, às 17h. 

Confira a programação e mais informações aqui 

Fulô participa de Turnê São Francisco


Por Bruna Fontes

A Cia. Teatral Dona Maria Fulô se prepara para mais um período de intenso trabalho: A Turnê São Francisco, levará o espetáculo “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade” as oito menores cidades banhadas pela Bacia do Rio São Francisco, no estado de Minas Gerais.
Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco


Acompanhada de uma Roda de Histórias com o tema “Oralidade, Leitura e Transcriação Literária para o Teatro”, a Turnê percorrerá desde Vargem Bonita – que é a primeira cidade mineira banhada pelo Rio São Francisco –, Araçaí, Casa Grande, Cedro do Abaeté, Doresópolis, Monjolos, Tapiraí; até Serra da Saudade – que está compreendida como a menor cidade mineira, com apenas 815 habitantes. Os Circuitos participantes são respectivamente: Nascentes de Minas, Villas e Fazendas, Caminhos do Indaiá, Mar de Minas, Serra do Cabral e Cachoeira de Minas; e Serra da Canastra.  



O projeto, que será iniciado nos próximos meses, foi contemplado no Edital Microprojetos da Bacia do São Francisco, que tem por objetivo o incentivo de artistas, produtores, grupos, projetos e expressões artísticas e culturais. O programa que conta com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte, abrange 504 municípios brasileiros integrantes da Bacia do Rio São Francisco, distribuídos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. “Microprojetos da Bacia do São Francisco” é uma continuidade de projetos realizados anteriormente pelo “Mais Cultura”, na região do Semiárido, e pelo  “Amazônia Legal”.