Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

"Comédia da Cintura para Baixo" encerra as atrações do Conexões Cênicas


Para encerrar com chave de ouro a programação especial da Mostra Teatral Conexões Cênicas, Teatro em Percurso, 1ª Edição, o espetáculo "Comédia da Cintura para Baixo", da Cia ouropretana 2x2, apresenta-se no domingo, dia 28, às 20h, na Casa de Cultura Maestro Dungas. 

Sobre o espetáculo


O teatro improvisacional é a comunicação que emerge a partir da criatividade e espontaneidade das interações entre sujeitos mediados pela linguagem teatral, que se encontram engajados na solução cênica de um problema de atuação. Nossas narrativas são de autoria própria ou de autores e dramaturgos de grande importância no meio teatral. 



Sobre a Cia

Cia de Esquetes 2x2 surgiu em Ouro Preto - MG, quando seus criadores perceberam que de uma simples brincadeira de atores poderia nascer um projeto inovador e audacioso que levaria humor, arte e entretenimento aos palcos, bares, e casas noturnas. Pensou-se então uma forma para que isso acontecesse tendo o público sempre um teatro de qualidade, com textos inteligentes e um humor fino, dessa ideia nasceu o espetáculo Descontrole. Logo após surgiu o projeto cênico Arte por toda parte firmando a vocação do grupo.

Na 2x2 são trabalhados esquetes que partem de uma base textual e que variam de apresentação para apresentação, de acordo com a interação e improvisação com o público. 

Sobre os atores

Katia Luvi e Carlos Renatto se conheceram há exatos 10 anos quando iniciaram o curso de Direção Teatral pela UFOP. De lá pra cá vêm dividindo palco em diversos trabalhos em companhias como a Cia. 2X2, As Medeias e na Quase.., uma Cia. de Teatro. Ora como atores, ora como diretores. Katia, além de atriz e diretora é licenciada em Artes Cênicas e desde que iniciou seus trabalhos vem se destacando na cena mineira e colecionando alguns prêmios de melhor atriz em espetáculos como “Medeia” e “Marília... de Dirceu?” pel'As Medeias dentre outros. 

Carlos Renatto é diretor, dramaturgo e produtor. Já foi premiado como diretor e dramaturgo pela “Quase..,' e pela Dona Maria do Fulô, sendo os mais importantes “As Meninas do Jardim” e “Até que o teto desabe” . Neste trabalho, com dramaturgia de Carlos Renatto, os atores unem direção e atuação num estilo nunca antes experimentado por ambos, a comédia rasgada. Para o reforço convidaram outros 4 amigos/diretores para lhes auxiliarem nesta divertida empreitada.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lançamento do Livro "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra" será no dia 27



Além das apresentações teatrais, a Mostra Teatral Conexões Cênicas irá contar com o lançamento do livro "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra", escrito durante as oficinas de criação literária, pelos participantes. O evento ocorrerá no Centro de Educação Ambiental, no Parque Ecológico, no sábado, dia 27, às 15h.
O diretor teatral Carlos Renatto e a escritora Tânia Dias Mendanha foram organizadores e oficineiros do projeto apoiado pela Funarte, que tinha por objetivo valorizar a cultura ribeirinha, dando destaque a distinta relação entre o homem e o rio.  


Carlos Renatto e Tânia Mendanha à esquerda, e os participantes da oficina, à direita

Mendanha relata a sua experiência na concretização do projeto "Foi surpreendente ver os alunos, de cada cidade beneficiada, lidando de forma distinta com a palavra e principalmente, a maneira de se relacionar com o rio. A cada encontro, o que era um ribeirinho - pequena pretensão de escrita, foi se tornando um rio caudaloso em palavras, experiências e generosidade dos jovens escritores.". A escritora ainda completa dizendo que "falar do rio é falar um pouco das pessoas, daquilo que permeia a vida de cada um. A possibilidade da água, a escassez ou exagero da chuva, a fartura de peixe, o futuro e o anseio sobre aquilo que nos espera do outro lado, depois da travessia, o que nos reserva a outra margem do rio?"

Com este intuito, a extensão do projeto foi exatamente do tamanho da produção de cada aluno, em cada recanto do longo rio São Francisco. "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra" é a compilação das melhores histórias contadas nas oficinas, formando assim um "livro-rio" capaz de transbordar, fecundar a terra e a fantasia das pessoas. 


segunda-feira, 15 de abril de 2013

No sábado, "Pequenas Coisas Grandes", do Grupo Residência, apresenta-se na Mostra Conexões Cênicas


A programação da mostra "Conexões Cênicas - 1ª Edição, Teatro em Percurso" está recheada de atrações especiais. No sábado, o Grupo Residência, apresenta o espetáculo "Pequenas Coisas Grandes", no Teatro do Instituto Santo Antônio de Pádua (ISAP), às 20h.


Sobre o espetáculo


Pequenas Coisas Grandes é um monólogo. Adaptado de "Os Cadernos de Malte Laurids Brigge", do escritor tcheco Rainer Maria Rilke, o espetáculo apresenta as reflexões finais de um homem de 28 anos. Anotadas num velho caderno, as reflexões conduzem o espectador a um universo profundamente poético, fundindo vida e morte, medo e poesia. A montagem preserva o tom narrativo do romance, incorporando elementos da mímica corporal dramática e do teatro essencial de Denise Stocklos. Incorpora, ainda, projeçoes de vídeo que funcionam como condutores da narrativa, dividindo o espetáculo em três partes: Os Cadernos, O Sangue e a Coisa Grande. 

Pequenas Coisas Grandes é, também, uma peça intimista, que lida com o gesto simbólico e com a palavra como objeto. Ou seja, o texto não obedece, necessariamente, a lógica semântica das frases, propondo um deslocamento entre gesto e palavra. A música incorpora elementos de música contemporânea e eletrônica, integrando paisagismo sonoro e pontuações musicais.


Sobre o grupo


Em onze anos de atividades ininterruptas, o Grupo Residência optou pelo desenvolvimento de novas dramaturgias, à luz da fusão do teatro com outras linguagens artísticas, em especial a literatura e o vídeo. Com sete espetáculos montados, o Grupo Residência é um dos expoentes do novíssimo mercado de produção teatral de Ouro Preto, impulsionado exatamente pelo advento dos cursos superiores de artes cênicas da UFOP.


Na programação de domingo da Mostra Conexões Cênicas: "Em Um Lugar de la Mancha"


A programação da mostra "Conexões Cênicas - 1ª Edição, Teatro em Percurso" está recheada de atrações especiais. No domingo, o grupo Peripatéticos, de Ouro Preto, apresenta o espetáculo "Em Um Lugar de la Mancha", no Anfiteatro do Parque Ecológico, às 14h. 


Sobre o espetáculo

O espetáculo Em Um Lugar de la Mancha é uma livre adaptação do Grupo Peripatéticos de um dos maiores clássicos da literatura mundial, a novela O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra.

A obra Dom Quixote (como é popularmente chamada) foi escolhida como empreendimento inaugural do grupo, por acreditar que retratasse bem o trabalho proposto, envolvendo teatro, música e literatura, e dessa forma começou a pesquisa cênico-literário-musical para o processo da montagem.

O espetáculo é sincero, trabalhado, divertido e totalmente independente. Aventuras não faltarão no maravilhoso mundo do cavaleiro da triste figura.
 


Sobre o grupo

Formado por artistas graduados nos cursos de Artes Cênicas, Música e Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto, o Peripatéticos é um grupo independente de pesquisa cênico-literário-musical em Teatro de Rua. Com sede na cidade de Ouro Preto/MG o grupo conta hoje com sete integrantes trabalhando nas áreas de atuação, música, produção, direção e oficinas. 

"Teatro de Variedades" apresenta-se no domingo na Mostra Conexões Cênicas


A programação da mostra "Conexões Cênicas - 1ª Edição, Teatro em Percurso" está recheada de atrações especiais. No domingo, o grupo de teatro do São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, apresenta o espetáculo "Teatro de Variedades", no Anfiteatro do Parque Ecológico, às 16h. 

Sobre o espetáculo

No Escurinho do Portão é uma adaptação da “Noiva do Condutor”, de Noel Rosa onde o Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, numa referência à magia do circo, faz uma homenagem a todos os palhaços de todos os palcos e picadeiros do mundo, personagens hilariantes que contagiam a todos nós.
Sobre o grupo

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação é uma entidade sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública pela Lei Municipal e Estadual. Criado em 1997 pelo ator e cirurgião dentista Mauro Antônio de Souza, conhecido como Mauro Ghoña, realiza trabalhos na área cultural e social, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos, resgatando valores ambientais, culturais e sociais, fatos da história dessa comunidade e da região.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

"Laura" irá representar o "Fulô" na Mostra Conexões Cências

E como não poderia faltar, a Mostra CONEXÕES CÊNICAS trará em sua programação o sucesso de apresentações da Cia. Teatral Dona Maria Fulô. Se apresentará no sábado, dia 27 de abril, às 15h, "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade", no Anfiteatro do Parque Ecológico.


Sobre o espetáculo

A história gira em torno de Tenório, um homem simples e trabalhador, mas que não tivera a sorte do casamento. Tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado, resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela e então só mais tarde a mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que esta porca era por demais tinhosa e temperamental, queria ocupar na vida de seu dono o lugar que seria por direito de uma esposa. 

Mas diz que Tenório resolveu assim um desejo seu... Vinha caminhando devagar quando viu pela primeira vez, resolvendo-se entre as bananeiras, Laura, uma lavadeira sem o menor traço de personalidade ou vaidade. Assim nasceu em Tenório um desejo danado por ela, desde que a viu acocorada, fazendo suas necessidades. A partir deste dia Tenório se fixou no firme propósito de conseguir Laura, nem que para isso ele tenha que enfrentar o marido de Laura ou abrir mão da porca. Porque desejo é coisa que ocorre sem explicação. Nasce pronto.


Sobre o grupo


Criada em janeiro de 2008, a partir de um workshop sobre teatro de rua promovido pelo Atelier de Artes Integradas e ministrado pelo diretor teatral Carlos Renatto, os participantes apresentaram à cidade de Itabirito seu primeiro trabalho: a montagem da peça “Aquele que diz sim, aquele que diz não”. A obra de Bertold Brecht impulsionou a criação do grupo, que hoje conta com 14 componentes e é focada em montagens de teatro de rua. 

Em 2009, estrearam o espetáculo de rua “A porta sem cômodos dentro”, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito, e a peça infantil “Linda, a princesa enfeitiçada”, que concorreu, no ano de 2010, ao Festival Nacional de Teatro de Guaçuí e obteve indicação para melhor ator e a segunda melhor colocação no júri popular. 

Em julho de 2010, apresentaram a comédia "Laura, a incrível história da porca que tinha ataques de vontade", que percorreu diversos bairros da cidade natal e cidades da região. Em 2012, o espetáculo ganhou uma segunda versão, com apenas quatro atores. Dentre as várias viagens que realizou pelo estado e até fora dele (em Guaçuí, ES) - o espetáculo foi até as oito menores cidades do estado de Minas Gerais, apoiados  pelo edital Microprojetos da Bacia do São Francisco e pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Causos de Brasêro será atração da noite de sexta-feira


A programação da mostra "Conexões Cênicas - 1ª Edição, Teatro em Percurso" está recheada de atrações especiais. Na sexta-feira, a Estandarte Cia. de Teatro, de Ouro Preto, apresenta o espetáculo "Causos de Brasêro", no Teatro do Instituto Santo Antônio de Pádua (ISAP), às 20h. 

Sobre o espetáculo


Causos de Brasêro é um espetáculo cênico-musical onde os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas. No espetáculo, histórias de amor como, O Matuto Juvenal, Paixão de Toda a Vida, outras épicas e fantásticas como O Causo da Mula, O Cavalo e a Cerveja, Conceição de Dico Ramos, misturam-se a histórias que comprovam a esperteza do homem mineiro diante das adversidades como no Causo do Pão de Queijo.

Nascido na pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira, Marcelino recorda que em um passado recente, nos frios invernos de julho, as pessoas se reuniam à beira de uma fogueira para se esquentarem no brasêro e festejarem a vida, contando histórias de assombração, de valentia e de beleza, tudo na base da viola e claro, abastecidas por uma boa cachaça. 



Sobre a Cia. Estandarte

Atuando desde 2005, foi criada pelos atores Didito Camillo, Gustavo Pacheco e Marcelino Ramos. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil a exemplo de O Pescador Mentiroso, Causos de Brasêro, O Causo de Geraldo, Futebol de Perna de Páu e o show Jarcubas e Mocotós. Foi agraciada por diversas vezes com o Prêmio Funarte de Cultura.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Conexões Cênicas: "Cinema, Pipoca e Piruá" no dia 26 de abril


A programação da mostra "Conexões Cênicas - 1ª Edição, Teatro em Percurso" está recheada de atrações especiais. Na sexta-feira, o Ovorini Carpintaria Cênica, de Sete Lagoas, apresenta-se com o espetáculo "Cinema, Pipoca e Piruá", no Teatro do Instituto Santo Antônio de Pádua (ISAP), às 20h. 


Sobre o espetáculo

Se você tivesse vontade de ver aquele filme de sua história favorita, mas no dia da exibição você é barrado por não ter idade para ver esse filme. Esse é o inicio da história de “Cinema, pipoca e piruá”, livro escrito por Sergio Klein, autor da série "Poderosa, A menina que era uma vez e entre outros". 

Sergio nós conta a saga de Marcelinho, um menino baixinho de nove anos (quase 10, como ele diz) para tentar ver o filme de seu super-herói favorito, o Super-Salada. Durante o livro, vimos às várias tentativas de Marcelinho para tentar entrar no cinema constantemente vigiado pelo seu dono Edvaldo. Entre essas tentativas estão, andar de perna-de-pau e até se vestir de mulher, tudo para ver o seu herói.

Além dessas aventuras, Sergio nós mostra também a excêntrica família de Marcelinho, seu irmão mais velho que, ao contrário dele, é alto chamado Otão, sua mãe Mariza, que tinha o estranho habito de conversar com as plantas e o seu pai Renato que vive só trabalhando e que sempre usa gravata, mesmo na hora de dormir.

Neste ambiente agradável e com personagens marcantes, "Cinema, Pipoca e Piruá" é uma boa opção para toda a família. E com esta história, o Ovorini Carpintaria Cênica, vai trazê-la para os palcos para encantar pessoas de todas as idades.




Sobre o grupo

A ideia de unirmos o termo carpintaria cênica mais OVORINI surgi através de varias conversas na sala de ensaio. Depois de vários termos bando, legião, Grupo, Cia e etc., percebemos que “grupo de teatro” já é um termo muito usado e como estamos querendo experimentar coisas novas, carpintaria seria um termo bem colocado mais artístico. Pois é na oficina de carpintaria em que a madeira recém-tirada da floresta e linchada, cortada, Talhada, envernizada ate tomar forma.

Assim é a missão do ator no processo de construção de um espetáculo ou construção de um personagem. Pegamos um texto, decoramos, ensaiamos até chegarmos no palco. Transformando o em um “espetáculo cênico”.

Portanto a partir de agora estávamos batizados: OVORINI CARPINTARIA CÊNICA.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mês de abril promete surpresas na área cultural em Itabirito

O final do mês de abril guarda surpresas incríveis para  a cidade de Itabirito. Com atrações expressiva e cenicamente marcantes, a Cia. Teatral Dona Maria Fulô está preparando uma programação cultural especial, que envolvem espetáculos de palco e de rua, oficinas, cortejos pela cidade e lançamento de livro.

Em comemoração aos 5 anos da Cia, nasceu a vontade de idealizar a mostra cênica na cidade, com o objetivo de abarcar uma maior diversidade cultural e de incentivar e integrar artistas e público da região. Iniciadas em 23 janeiro, data da criação do grupo, a festividade contou com solenidades, apresentações teatrais das Cias. Yepocá, de Belo Horizonte; e 2x2, de Ouro Preto. Um delicioso coffee break selou a noite na Casa de Cultura Maestro Dungas, que estava repleta de amigos, familiares e colegas de profissão.

Para os dias 26, 27 e 28 deste mês, foram preparadas uma atraente programação, visando mesclar variados gêneros teatrais, assim como também o público ao qual se destina. Entre os convidados para a mostra "Conexões Cênicas – 1ª edição, Teatro em Percurso" estão os grupos ouropretanos Estandarte Cia. de Teatro, de Ouro Preto, com o espetáculo "Causos de Braseiro"; Residência de Teatro, com "Pequenas Coisas Grandes"; Peripatéticos, com "Em algum lugar de La Mancha" e a 2x2, com a "Comédia da Cintura para baixo". 


O grupo Ovorini Carpintaria Cênica , de Sete Lagoas, apresenta-se com o espetáculo "Cinema, Pipoca e Peruá"; e de Santa Luzia, a Cia. Solares traz a peça "Tudo que eu queria te dizer". Os alunos da Teatro Universitário da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), trazem "Um sonho de Cordel", do Grupo Macacos Bêbados. E por fim, mas não menos importante, as atrações da cidade ficam por conta do Teatro do Bação, com o espetáculo "Teatro de Variedades" e claro, não poderia faltar o "Fulô"  na programação, com a peça campeã em apresentações pela Cia., "Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade". 

A programação completa será divulgada em breve! Contamos com o apoio de vocês!