Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bruna Sudário é premiada em Festival de Teatro, em São Paulo


Mais uma conquista abrilhanta a bagagem do Fulô. Com carinho, guardamos em nossa estante de premiações, mais um fruto de muito amor, dedicação e suor: o prêmio de melhor atriz revelação foi conquistado pela nossa pequena Bruna Sudário, no Festival Nacional de Teatro de Taubaté, em São Paulo. 

Bruna Sudário dá vida à Laura, mulher sem vaidade, mas com muita personalidade. Foto: Bruna Fontes

Além deste grande destaque, o espetáculo "Laura, e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade" foi indicado em outras cinco categorias: "Melhor Atriz" (Isabela Dilly), "Ator Revelação" (Davi Ávebra e Hudson Oliveira), "Melhor Cenário" (Joice Santos e Carlos Renatto),  "Melhor Figurino" (Walter Martins e Carlos Renatto) e  "Melhor Direção" (Carlos Renatto).

O evento, que teve mais de cem grupos inscritos de todo o perímetro nacional., fez parte da programação do Encontro Cultural de Taubaté (ENCUT), promovido pela Prefeitura de Taubaté, que no último mês de setembro, entre os dias  20 a 29, reuniu diversas atrações teatrais.

Cerimônia de premiação do Festival Nacional de Teatro de Taubaté, em São Paulo. Foto: Site Almanaque Urupês

Com o objetivo é estimular as companhias da cidade, região e outros Estados a revelar novos talentos, promover o intercâmbio cultural entre os artistas e as pessoas, além do acesso ao universo do teatro; a mostra competitiva totalizou 27 peças apresentadas, que se dividiram em três categorias: infantil, teatro de rua e adulto. 

Almejando sonhos grandiosos, a estudante de Jornalismo Bruna Sudário, premiada em um das categorias, comenta sobre a sua experiência no Festival Nacional de Teatro de Taubaté. "Participar de um Festival é sempre uma ótima oportunidade de conhecer novos trabalhos e mostrar nossa arte para novas pessoas. Ter ido para Taubaté foi uma experiência única. Não só pela linda apresentação que realizamos, mas pelos elogios e críticas que recebemos no debate após a peça. Por meio de cada comentário feito pelos jurados e espectadores não só eu, mas todos os membros do grupo que estavam presentes, puderam ver que vale a pena fazer teatro da forma que fazemos, pois levamos para o público algo novo, com a nossa cara. Sobre o prêmio só tenho que agradecer, pois sei que ele é fruto de um trabalho em família, que pertence a todos que fazem parte da história do Laura. Que venha mais prêmios e festivais". 

A lista completa dos premiados no Festival você encontra aqui

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fulô participa de Festival Nacional de Teatro em SP

Bruna Sudário

A Cia. Teatral Dona Maria Fulô é um dos três grupos de Minas Gerais selecionados para participar do “Festival Nacional de Teatro de Taubaté”, no interior de São Paulo. A peça escolhida foi “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade”.

Inserido no Encontro Nacional de Cultura de Taubaté, o festival recebeu mais de 150 inscrições de todo o país. Além dos mineiros, grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás integram a programação.


Durante o evento, serão apresentadas 27 peças em uma mostra competitiva, divididas em três categorias: infantil, teatro de rua e adulto. Os trabalhos de teatro de rua serão encenados na Praça Epaminondas e no Sistema Educacional de Desenvolvimento Social, sendo todos gratuitos. Já os espetáculos adulto e infantil serão realizados no Teatro Metrópole, tendo como entrada 1 quilo de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal. 

Para o ator do grupo, Davi Ávebra, essa oportunidade de levar o trabalho da Cia. para outros lugares é de grande importância. “O grupo está em um processo de crescimento, então apresentar o que fazemos e conhecer o que os outros fazem é bom tanto para o nosso pessoal quanto para o Fulô”, ressalta.

“Laura” faz parte do repertório do grupo desde 2010, sendo essa a sua segunda montagem. A peça conta a história de Tenório, um homem simples e trabalhador, que vivia sozinha há muito tempo e não tivera a sorte no casamento, mas que se apaixona por Laura. Para conseguir sua amada ele é capaz de tudo, até mesmo abrir mão de sua porca.

                            
                                                          Foto: Bruna Fontes

O festival acontece entre os dias 20 a 29 de setembro e o Fulô se apresenta na tarde de terça-feira, dia 24, às 15h, na Praça Dom Epaminondas.






sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prêmio de Melhor Direção e Cenografia é conquistado por itabiritenses em Festival de Teatro no Espírito Santo

Bruna Fontes 


O grupo teatral Ovorini Carpintaria Cênica, ganhou quatro premiações no  XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, no Espírito Santo. Entre os destaques, o espetáculo “Cinema, pipoca e piruá”, levou os prêmios de Melhor Direção, aos cuidados de Carlos Renatto e Melhor Cenário, de Walter Martins, ambos itabiritenses. Os outros prêmios foram no segmento de melhor 
texto e pesquisa e atriz coadjuvante. Ainda foram indicados à três categorias: melhor espetáculo, figurino e ator coadjuvante.

Espetáculo "Cinema, pipoca e piruá", em participação à Mostra Conexões Cênicas, em Itabirito

Com texto de Sérgio Klein e adaptação do diretor, Carlos Renatto, o espetáculo é uma produção de Sete Lagoas, e participou, neste ano, da Mostra Teatral Conexões Cênicas, realizada pela Cia. Teatral Dona Maria Fulô. "Estas experiências são sempre enriquecedoras", completa o diretor. 

A trama conta a saga de Marcelinho, um menino baixinho de nove anos (quase 10, como ele diz) para tentar ver o filme de seu super-herói favorito, o Super-Salada. Entre essas tentativas estão, andar de perna-de-pau e até se vestir de mulher, tudo para ver o seu herói. 

Neste ambiente agradável e com personagens marcantes, "Cinema, Pipoca e Piruá" é uma boa opção para toda a família. E com esta história, o Ovorini Carpintaria Cênica, vai trazê-la para os palcos para encantar pessoas de todas as idades.

O texto é do Sérgio Klein (um puta autor de livro infantil) e a versão do texto para o teatro é minha




quarta-feira, 29 de maio de 2013

“ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHOS”

Um emocionante espetáculo para toda família com o premiado grupo curitibano!

SINOPSE

O Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. do Abração apresenta o espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”. O foco temático apresentado na peça é a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele pai ou filho.
Cena do espetáculo, da Cia. do Abração - Foto: Isabelle Neri

Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.  De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas.

Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

 

FICHA TÉCNICA


Direção :  Letícia Guimarães    
Assistente De Direção: Hélio De Aquino
Dramaturgia: Criação Coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães
Coreografia: Fabiana Ferreira              
Assessor Pedagógico: Guga Cidral
Iluminação: Anri Aider 
Cenografia, Figurinos E  Adereços: Cristine Conde
Assisitência Na Cenografia, Figurinos E  Adereços: Val Salles e Adriana Madeira
Cenotécnico: Blas Torres        
Elenco: Júlia Bermurdez, Simão Cunha e Kamila Ferrazzi


Grupo teatral de Curitiba é atração em Itabirito

“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”: espetáculo curitibano se apresenta em Itabirito para emocionar toda família! 


O premiado grupo teatral Cia. do Abração, de Curitiba – Paraná, se apresenta em única sessão com o espetáculo Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, no dia 6 de junho, às 19h30min, no Teatro do ISAP – Instituto Santo Antônio de Pádua, ao custo de R$ 10,00 (meia-entrada e antecipado).

Com produção da Yepocá Cia de Teatro, de Belo Horizonte, e parceria e divulgação local da Cia Teatral Dona Maria Fulô, o espetáculo, para toda a família, tem como pontos de venda de ingressos os estabelecimentos Armazém de Arte e Café com Requinte

Cena do espetáculo, da Cia. do Abração - Foto: Isabelle Neri 

O grupo já ganhou vários prêmios e participou de vários Festivais nacionais e Internacionais e tem uma proposta única e muito peculiar nas montagens onde todo o público, crianças e adultos, são levados para mundos mágicos em suas montagens. Nesta turnê por Minas Gerais, o grupo também fará apresentações em Itaúna, São Gonçalo do Rio Abaixo e Carmo do Cajuru. 

sábado, 20 de abril de 2013

"Comédia da Cintura para Baixo" encerra as atrações do Conexões Cênicas


Para encerrar com chave de ouro a programação especial da Mostra Teatral Conexões Cênicas, Teatro em Percurso, 1ª Edição, o espetáculo "Comédia da Cintura para Baixo", da Cia ouropretana 2x2, apresenta-se no domingo, dia 28, às 20h, na Casa de Cultura Maestro Dungas. 

Sobre o espetáculo


O teatro improvisacional é a comunicação que emerge a partir da criatividade e espontaneidade das interações entre sujeitos mediados pela linguagem teatral, que se encontram engajados na solução cênica de um problema de atuação. Nossas narrativas são de autoria própria ou de autores e dramaturgos de grande importância no meio teatral. 



Sobre a Cia

Cia de Esquetes 2x2 surgiu em Ouro Preto - MG, quando seus criadores perceberam que de uma simples brincadeira de atores poderia nascer um projeto inovador e audacioso que levaria humor, arte e entretenimento aos palcos, bares, e casas noturnas. Pensou-se então uma forma para que isso acontecesse tendo o público sempre um teatro de qualidade, com textos inteligentes e um humor fino, dessa ideia nasceu o espetáculo Descontrole. Logo após surgiu o projeto cênico Arte por toda parte firmando a vocação do grupo.

Na 2x2 são trabalhados esquetes que partem de uma base textual e que variam de apresentação para apresentação, de acordo com a interação e improvisação com o público. 

Sobre os atores

Katia Luvi e Carlos Renatto se conheceram há exatos 10 anos quando iniciaram o curso de Direção Teatral pela UFOP. De lá pra cá vêm dividindo palco em diversos trabalhos em companhias como a Cia. 2X2, As Medeias e na Quase.., uma Cia. de Teatro. Ora como atores, ora como diretores. Katia, além de atriz e diretora é licenciada em Artes Cênicas e desde que iniciou seus trabalhos vem se destacando na cena mineira e colecionando alguns prêmios de melhor atriz em espetáculos como “Medeia” e “Marília... de Dirceu?” pel'As Medeias dentre outros. 

Carlos Renatto é diretor, dramaturgo e produtor. Já foi premiado como diretor e dramaturgo pela “Quase..,' e pela Dona Maria do Fulô, sendo os mais importantes “As Meninas do Jardim” e “Até que o teto desabe” . Neste trabalho, com dramaturgia de Carlos Renatto, os atores unem direção e atuação num estilo nunca antes experimentado por ambos, a comédia rasgada. Para o reforço convidaram outros 4 amigos/diretores para lhes auxiliarem nesta divertida empreitada.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lançamento do Livro "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra" será no dia 27



Além das apresentações teatrais, a Mostra Teatral Conexões Cênicas irá contar com o lançamento do livro "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra", escrito durante as oficinas de criação literária, pelos participantes. O evento ocorrerá no Centro de Educação Ambiental, no Parque Ecológico, no sábado, dia 27, às 15h.
O diretor teatral Carlos Renatto e a escritora Tânia Dias Mendanha foram organizadores e oficineiros do projeto apoiado pela Funarte, que tinha por objetivo valorizar a cultura ribeirinha, dando destaque a distinta relação entre o homem e o rio.  


Carlos Renatto e Tânia Mendanha à esquerda, e os participantes da oficina, à direita

Mendanha relata a sua experiência na concretização do projeto "Foi surpreendente ver os alunos, de cada cidade beneficiada, lidando de forma distinta com a palavra e principalmente, a maneira de se relacionar com o rio. A cada encontro, o que era um ribeirinho - pequena pretensão de escrita, foi se tornando um rio caudaloso em palavras, experiências e generosidade dos jovens escritores.". A escritora ainda completa dizendo que "falar do rio é falar um pouco das pessoas, daquilo que permeia a vida de cada um. A possibilidade da água, a escassez ou exagero da chuva, a fartura de peixe, o futuro e o anseio sobre aquilo que nos espera do outro lado, depois da travessia, o que nos reserva a outra margem do rio?"

Com este intuito, a extensão do projeto foi exatamente do tamanho da produção de cada aluno, em cada recanto do longo rio São Francisco. "Duro é o Tempo, Denso é o Rio, Eterna a Palavra" é a compilação das melhores histórias contadas nas oficinas, formando assim um "livro-rio" capaz de transbordar, fecundar a terra e a fantasia das pessoas.